Conheça o novo curso ”Qualidade e consistência de dados com o ODE”
Fruto de parceria com a Open Knowledge Foundation (OKFN), a formação inédita foca na capacitação de pessoas com baixo conhecimento técnico e que lidam com dados tabulares; saiba mais
A Escola de Dados (ED), programa educacional da Open Knowledge Brasil, acaba de lançar o novo curso ”Qualidade e consistência de dados com o ODE”. Realizada em parceria com a Open Knowledge Foundation (OKFN), a formação tem carga horária de aproximadamente 15 horas, é totalmente on-line e gratuita e visa capacitar usuários com baixo conhecimento técnico que lidam com dados tabulares.
Clique aqui para se matricular
Apresentadas pela jornalista de dados Ana Carolina Moreno, as aulas cobrem os diferentes conceitos e nomenclaturas envolvidas no trabalho com dados, explicam como organizar tabelas e tabular dados, e abordam questões comuns como inconsistências de formato, dados ausentes e validação. Assim, o curso combina teoria e prática, demonstrando como pessoas usuárias leigas podem tirar pleno proveito do potencial dos dados abertos.
“O curso ‘Qualidade e consistência de dados com o ODE’ materializa nosso compromisso com a democratização do acesso e com a promoção do uso de dados de qualidade. Ao capacitar qualquer pessoa a validar e corrigir informações, estamos promovendo o letramento de dados de forma prática e aplicada. Esta é uma forma de transformar os dados abertos – muitas vezes um conceito abstrato ou nem tanto conhecido – em uma ferramenta poderosa para a cidadania, a transparência e o controle social”, explica Haydée Svab, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil.
O curso também marca a primeira formação realizada em inglês pela Escola de Dados e inaugura a nova plataforma de Educação a Distância (EAD) do programa – local onde, em breve, devem ser disponibilizados todos os cursos ofertados pela ED.
“O Moodle, a nossa nova plataforma EAD, foi adotado e adaptado para ser um espaço de aprendizagem contínua e colaborativa, voltado à promoção do letramento em dados em diferentes áreas do conhecimento. Com uma estrutura flexível e recursos interativos, esperamos que esse ambiente fortaleça a troca entre participantes, estimule a autonomia no processo formativo e amplie o alcance das metodologias e conteúdos desenvolvidos pela Escola de Dados”, acrescenta Thays Lavor, coordenadora da ED.
O formato
O curso é disponibilizado em inglês e português, está estruturado em duas partes e soma 57 vídeos em inglês de curta duração (de 3 a 16 minutos), legendados nos dois idiomas. Na primeira parte, o objetivo principal é apresentar as melhores práticas e padrões internacionais para garantir a qualidade e a padronização de tabelas, como os princípios FAIR (Localizável, Acessível, Interoperável e Reutilizável), o conceito de “tidy data” e outras diretrizes relevantes.
Na segunda parte, o curso apresenta às pessoas participantes o Open Data Editor (ODE), uma ferramenta criada pela Open Knowledge Foundation (OKFN) para facilitar a validação e correção de dados de forma intuitiva. Ele também permite que os usuários publiquem dados nos portais GitHub, Zenodo e CKAN.
“Combinando a experiência da OKFN no desenvolvimento de padrões e ferramentas com a da Escola em Dados em produzir treinamentos on-line, este curso surge como uma forma de popularizar boas práticas para trabalhar com dados tabulares e, em particular, apresentar o Open Data Editor enquanto ferramenta para implementar estas boas práticas”, diz Lucas Pretti, diretor de Comunicações, Relações Institucionais e Advocacy da Open Knowledge Foundation (OKFN).
A formação conta com exercícios que visam avaliar o conhecimento do público nos temas abordados e está estruturada em formato gamificado – ou seja, o aluno libera os conteúdos seguintes e ganha pontos à medida que avança no curso. Há certificação para quem completar pelo menos 70% do curso.
O “Qualidade e consistência de dados com o ODE” é voltado para pessoas usuárias não técnicas que trabalham com dados tabulares (como Excel, Google Sheets e arquivos CSV), mas que não têm conhecimentos técnicos avançados. Também serve para jornalistas, pesquisadores e pessoas de organizações da sociedade civil que buscam trabalhar com dados de forma mais eficiente.
Serviço
Curso ”Qualidade e consistência de dados com o ODE”
Formato: Assíncrono, on-line e gratuito, disponível na plataforma de EAD da Escola de Dados
Carga horária: aprox. 15h
Público-alvo: pessoas usuárias não técnicas que trabalham com dados tabulares, jornalistas, pesquisadores e pessoas de organizações da sociedade civil que buscam trabalhar com dados com mais eficiência.
Matrículas abertas: ead.escoladedados.org



