Curso
O curso ‘Dados 360′ traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Você terá acesso a 10 horas de videoaulas, com possibilidade de emissão de certificado. O acesso ao material é imediato, após a confirmação do pagamento.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Descrever de maneira técnica os principais conceitos e tecnologias utilizados para trabalhar com dados no campo da comunicação, bem como reconhecer e criticar decisões técnicas nesta área;

Identificar oportunidades de uso de dados no campo da comunicação para criar ou responder perguntas em diferentes contextos;

Comunicar de forma profissional os resultados do trabalho, por meio de visualizações, tabelas e textos de impacto, produzindo investigações baseadas em dados;

Desenvolver sua própria trilha de aperfeiçoamento profissional nos diferentes campos de trabalho da comunicação baseada em dados.
PUBLICO-ALVO
Comunicadores
Organizações da Sociedade Civil
Pesquisadores
Pessoas interessadas em trabalhar com dados
REQUISITOS
Desejável conhecimento básico de planilhas
CONTEÚDO DO CURSO
COMO FUNCIONA?
O valor do curso é R$149.

Videoaulas: aulas gravadas com profissionais e especialistas, em vídeos curtos e dinâmicos, além de aulas ao vivo gravadas em edições anteriores.
Quizzes: Exercícios para avaliar o aprendizado de cada módulo, pré-requisito para certificação.
Não serão fornecidas novas aulas ao vivo, nem acompanhamentos individuais para resolução de dúvidas e orientações.

Todo conteúdo do curso já estará disponível no primeiro acesso em nossa plataforma, para você estudar no seu próprio tempo.

Para a emissão do certificado digital, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
1. Assistir todas as aulas do curso e marcar as aulas como concluídas na plataforma;
2. Acertar pelo menos 70% das perguntas do quiz de cada módulo.
COM QUEM VOCÊ VAI APRENDEREstuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhê, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
Jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Univerdade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.
De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.
Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.
Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).
Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.
Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. É docente nos cursos de pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS e da IESB e instrutora em cursos do Knight Center, da Universidade do Texas. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.
Acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas
Acesso a 10 horas de aulas ao vivo das edições anteriores
Instrutores com altissima qualificação
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.