Segurança digital é pauta frequente na sociedade brasileira em razão do crescimento no número de casos de vazamentos e golpes digitais. Mas será que você sabe identificar quando está diante de um possível ataque aos seus dados? Neste workshop, a pesquisadora Haydeé Svab e a cientista da computação Nina da Hora apresentam noções de segurança da informação e privacidade, além de dar dicas para você reconhecer diferentes tipos de ataques cibernéticos e saber como proteger suas informações.
A oficina começa definindo os conceitos de segurança da informação e privacidade. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conceitos como confidencialidade, autenticidade, responsabilidade e outros também integram a programação do workshop, que traz perspectivas de outras áreas, além da tecnologia, para o debate.
Mas afinal, quais são os tipos de ataques aos quais estamos vulneráveis? Ao longo da apresentação, foram abordadas as formas de ataque mais comuns, como doxxing, DDoS, man-in-the-middle, ransomware e outras, desde a definição até às estratégias para identificar e se defender quando se está diante de alguma delas. O workshop traz exemplos de casos concretos para aprofundarmos o debate, entendermos como os ataques ocorreram e quais caminhos as vítimas encontraram para solucionar a questão. Além disso, é apresentado um teste prático de diferentes meios de identificar phishings, dos mais simples aos mais complexos.
Por fim, a oficina mostra alternativas para proteger suas informações, tanto de ataques quanto de possíveis falhas tecnológicas, e alguns comportamentos seguros para você adotar no seu dia a dia. São explicados recursos como armazenamento de dados na nuvem, backup, criptografia e autenticação em dois fatores. Soluções que podem ser grandes aliadas na hora de proteger seus dados.